II AMAZON SOIL

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizaram, de 10 a 13 de agosto, o II Amazon Soil, no município de Capanema (PA). O evento, composto do Fórum “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Agronegócio no Pará” e do II Encontro Regional de Ciência do Solo na Amazônia Oriental, buscou a disseminação da ciência do solo e o desenvolvimento sustentável da região.

O encontro congrega Pará, Tocantins, Amazonas e Maranhão, levando o debate para o interior dos estados. O II Amazon Soil foi presidido pelo Prof. Eduardo do Valle Lima, professor da Ufra em Capanema, que também é o atual diretor do Núcleo Regional Amazônia Oriental da SBCS.

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 10/08, com a palestra “O solo como base do sistema produtivo sustentável na Amazônia”, proferida pelo Dr. Ítalo Cláudio Falesi, ex-presidente da Embrapa Amazônia Oriental e ex-secretário de agricultura do Pará. A programação contou com a participação de pesquisadores, produtores, estudantes e profissionais ligados à área, locais e nacionais, entre eles a presidente da SBCS, Dra. Fátima Maria de Souza Moreira, e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), entre outras entidades.

Além de palestras, houve apresentação de trabalhos em e-pôsteres, mesas redondas, apresentações culturais. O Fórum“Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Agronegócio no Pará”, realizado um dia antes da abertura oficial, teve entrada gratuita e aberta ao público, tendo como objetivo estabelecer um diálogo entre o meio científico e a cadeia produtiva.

O último dia do Amazon Soil foi reservado para as excursões técnicas: uma para a área de um produtor rural no município de Capitão Poço, com análise de perfil de solo e discussões sobre manejo, e outra para visitas a minas de fosfato e calcário.

O II Amazon Soil contou com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), do Serviço Nacional de Aprendizarem Rural (Senar), do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepeg-PA), do Amazônia Rural e da Prefeitura de Capanema.

18/08/2016

Fonte: Ufra