Congresso Brasileiro de Ciência do Solo 2019 – XXXVII CBCS

Entre 21 e 26 de julho foi realizada em Cuiabá/ MT a 37ª edição do CBCS. Sob a coordenação do Núcleo regional centro-oeste (NRCO) e a presidência do Dr. Milton F. de Moraes (UFMT) o evento contou com uma série de novidades e lançamentos de publicações.

Fonte: SBCS

Aplicativo do CBCS 2019

Uma das novidades deste ano foi o lançamento de um app com as informações do evento, palestrantes, espaços de discussão e ainda era possível organizar agenda, interagir com participantes e enviar perguntas durante os painéis.

 

 

 

 

Fonte: SBCS

Publicações

Com parte da programação do congresso, foram lançados dois livros da SBCS. O décimo volume da coletânea Tópicos em Ciência do Solo, que nesta versão volta suas atenções para o uso e manejo de solos altamente intemperizados. O livro possuí 12 capítulos com revisões analíticas, editoradas pelos professores: Eduardo da Costa Severiano (Instituto Federal Goiano), Milton Ferreira de Moraes (Universidade Federal do Mato Grosso) e Alessandra Monteiro de Paula (Universidade de Brasília) do NRCO da SBCS. Disponível para compra aqui.

Fundamentos de Micromorfologia do Solo, é uma obra de autoria dos professores Selma Simões de Castro e Miguel Cooper. O livro é dividido em três partes e traz em uma linguagem clara: conceitos de micromorfologia, técnicas de análise e instruções básicas para interpretação. O livro encontra-se disponível para compra aqui.

 

 

 

Fonte: SBCS

Premiação

A pesquisadora Maria Ângela Hungria (Embrapa Soja), foi agraciada com o prêmio Antônio Carlos Moniz de Ciência do Solo, como forma de reconhecimento ao seu valioso trabalho para o desenvolvimento da Biotecnologia do solo com pesquisas focadas na relação entre microrganismos, nitrogênio e promoção de crescimento de espécies vegetais.

 

 

 

 

 

 

Atividades Técnicas

Como atividade extra do CBCS 2019, foram organizadas uma mini RCC em solos de transição do Pantanal, tour técnicos em área de produção de calcário e em campos de produção de algodão no cerrado.

Fonte: SBCS

 

Fonte: SBCS